A infertilidade é definida como a impossibilidade de alcançar uma gravidez após certo período de tempo de relações sexuais frequentes sem método contraceptivo.

Por quanto tempo devo tentar engravidar naturalmente antes de começar a investigar minha fertilidade?

De forma geral, aconselha-se iniciar a investigação da infertilidade se houver ausência de gravidez após 12 meses de tentativas. Para mulheres a partir dos 35 anos, contudo, esse período passa a ser de 6 meses.

Uma vez que a infertilidade é algo que o casal enfrenta de forma conjunta, tratamos como infertilidade conjugal. Afeta cerca de 20% dos casais e pode ser devida a fatores femininos, masculinos ou comuns ao casal. Os avanços nas tecnologias de Reprodução Humana Assistida facilitam cada vez mais a busca desses casais pela maternidade e paternidade.

Por outro lado, vale ressaltar que maus hábitos de vida e alimentação podem prejudicar a fertilidade. O casal deve observar o consumo de álcool e cafeína, drogas recreativas e tabagismo. Também é importante dedicar atenção ao peso corporal, à exposição a agentes nocivos (como agrotóxicos, por exemplo) e à presença de antecedentes familiares de doenças que possam causar infertilidade.