Em cerca de 30% dos casos, a infertilidade do casal se deve a fatores masculinos. Para fecundar um óvulo, os espermatozoides do ejaculado precisam ter boa motilidade, morfologia, vitalidade e estar presentes em boa quantidade.

A primeira avaliação do potencial fértil do homem muitas vezes é feita pelo ginecologista ao investigar a causa de infertilidade do casal, por meio da solicitação do exame de espermograma. Entretanto, em alguns casos, pode ser necessária a avaliação de um urologista ou andrologista, a depender dos resultados iniciais da investigação.

Podemos dividir as causas da infertilidade masculina em quatro grupos:

1 - Externa ao sistema reprodutor masculino / eixo hipotálamo-hipófise

O hipotálamo e a hipófise são glândulas do sistema nervoso responsáveis pela produção de hormônios que estimulam diretamente a produção de espermatozoides nos testículos. Sendo assim, uma desregulação dessas glândulas poderia ser responsável por alterações na fertilidade masculina.

Alguns dos fatores que podem desregular essas glândulas são:

- Diabetes
- Obesidade
- Hipotireoidismo
- Hiperprolactinemia
- Tumores que afetam hipotálamo e hipófise
- Síndromes de Kallmann e de Prader-Willi
- Uso de anabolizantes

2 - Fatores testiculares

Aqui se enquadram condições como:

- Varicocele: dilatação das veias testiculares, sendo a principal causa de infertilidade masculina. Aumenta a temperatura testicular e diminui a velocidade de retirada de toxinas do local, o que frequentemente provoca alterações seminais.

- Infecções como clamídia, gonorreia e caxumba, que podem causar danos testiculares relevantes.

- Alterações genéticas, como Síndrome de Klinefelter (cariótipo 47, XXY - com um cromossomo X extra) e microdeleção do cromossomo Y.

- Alterações anatômicas, como a criptorquidia, na qual os testículos não descem para a bolsa escrotal, permanecendo na cavidade abdominal. Essa, por sua vez, possui uma temperatura elevada, prejudicial aos espermatozoides,

- Consumo de drogas, álcool, tabagismo e contato frequente com substâncias tóxicas, como solventes e pesticidas.

3 - Fatores pós-testiculares

Pode acontecer de a produção espermática estar normal, porém os espermatozoides não conseguem ser ejaculados no sêmen. Isso pode ser devido a fatores obstrutivos ou disfunções, como:

- Ausência dos ductos deferentes, por onde os espermatozoides passam para ser ejaculados;

- Dificuldades de ejaculação ou disfunção sexual;

- Ejaculação retrógrada, na qual os espermatozoides seguem um caminho diferente e acabam chegando na bexiga (e podem ser encontrados na urina), em vez de serem ejaculados no sêmen;

- Traumas testiculares;

- Vasectomia.

4 - Causas desconhecidas

Também chamadas de causas idiopáticas, em alguns casos a causa da infertilidade masculina não pode ser identificada, apesar de extensiva investigação. Novas tecnologias e estudos surgem a cada dia para tentar auxiliar o diagnóstico nesses casos.